Você sabe como prevenir lesões nos seus pedais?
Andar de bicicleta é um meio de transporte barato, com baixíssimo impacto ambiental, além de ser uma atividade física prazerosa para todas as idades. Os pedais, de fato, são excelentes atividades para melhorar a saúde física e mental.
Pedalar é uma atividade de baixo impacto que melhora o tônus muscular sem sobrecarregar as articulações do joelho e do tornozelo. Este esporte também é particularmente bom para melhorar a eficiência cardiovascular, o que significa redução do risco de ataque cardíaco e derrame.
No entanto, ninguém está imune a algumas lesões, tanto como resultado direto do ciclismo quanto em acidentes. Mas a boa notícia é que as chances de isso ocorrer podem ser consideravelmente minimizadas com alguns cuidados a se tomar.
Prevenção de lesões no ciclismo
Pilotar sua bike com a postura incorreta e exigir muito do seu corpo podem levar a uma variedade de lesões relacionadas ao ciclismo. Compilamos abaixo algumas práticas que todo ciclista deve adotar durante o pedal. Confira!
Dores nas costas
A parte de trás é um elo fraco para muitos ciclistas. As pessoas geralmente desenvolvem músculos fortes nas pernas, mas nem sempre têm força no tronco para suportar e resistir à força das pernas.
Isso pode fazer com que suas costas trabalhem muito e tenham espasmos, causando fadiga rápida.
Para prevenir ou remediar a dor lombar, adquira o hábito de manter as costas retas. Isso aliviará a dor e também melhorará sua pilotagem.
Dedos dormentes
Dormência é mais comumente causada por nervos sendo esmagados. Isso geralmente ocorre devido a sapatos apertados, à vibração da estrada ou muita escalada (o que coloca pressão contínua nos pés).
Para prevenir ou reduzir os dedos dormentes:
- Use sapatos adequados, no tamanho exato dos seus pés;
- Certifique-se de que seus pés estejam retos ao encaixar nos pedais (se você usar sapatilhas);
- Remova quaisquer costuras, tiras ou fivelas irregulares do sapato que possam estar pressionando seu pé.
Lesão nas mãos
O primeiro sinal de uma lesão na mão é formigamento ou dormência na palma ou nos dedos. Para prevenir ou reduzir lesões nas mãos:
- Observe como você está segurando o guidão. A pegada deve ser firme, mas relaxada;
- Mude as posições das mãos com frequência;
- Lembre-se de manter o pulso reto;
- Use luvas acolchoadas para reduzir a vibração.
Dor nos ombros
A lesão no ombro geralmente ocorre durante pedais mais longos. É causada principalmente por colocar muito peso nas mãos e andar com os cotovelos retos.
Para prevenir ou remediar a dor no ombro, mantenha os cotovelos levemente flexionados para impedir que o “choque da estrada” seja transferido para os braços e a parte superior do corpo.
Lesões nos joelhos
Lesões no joelho são geralmente devido ao uso excessivo e ocorrem quando um ciclista está andando muito ou muito rápido. Para prevenir lesões no joelho:
- Aumente lentamente sua força através do treinamento para minimizar a tensão nos joelhos e reduzir a quantidade de esforço que você aloca nas subidas;
- Pedalar em alta velocidade por muito tempo estressará as articulações do joelho. Mude para marchas mais baixas sempre que puder;
- Se o seu selim estiver muito alto ou muito baixo, o estresse é colocado nos joelhos. Ajuste a altura do seu banco para que você tenha quase endireitado o joelho com a ponta do pé sobre o eixo do pedal em sua posição mais baixa.
A importância do Bikefit
Bikefit é o serviço de regulagem da sua bike de acordo com a sua ergonomia e estatura. Este serviço ajuda a minimizar consideravelmente as chances de lesão, já que cada ponto da sua bicicleta será ajustado para atender às suas necessidades anatômicas.
Aqui na Giramondo contamos com profissionais certificados pela Shimano, aptos s realizar o bikefit de forma profissional, visando a sua segurança e o seu desempenho!
Agende já o seu horário no WhatsApp 011 99139 9291.