Qual a calibragem ideal para os pneus da bike de estrada?

Dentre os cuidados que se deve ter para uma abordagem de manutenção preventiva com sua bike, manter os pneus calibrados é um importante fator para garantir boa performance, seja na pista ou na estrada, e preservar a segurança do ciclista. 

Mas saber a calibragem ideal pode não ser tão simples, especialmente para quem está se familiarizando com este universo. 

No entanto, a calibragem dependerá de alguns fatores preponderantes: o tamanho do aro e, consequentemente, do pneu; e o peso do ciclista. 

Quer saber mais a respeito? Continue lendo este pequeno guia para ajudá-lo! 

 

Tabela de pressão 

 

Como você deve imaginar, a pressão não é a mesma para todos os pneus. A calibragem alterna de acordo com o tipo de bike e para o tipo de terreno que elas são feitas. As bikes de estrada, conhecidas como speed, endurance e cyclocross, são feitas para encarar longas jornadas, por isso são mais leves e possuem pneus com formatos mais finos que facilitam percorrer trechos planos de alta velocidade. Por isso, possuem aros de perfil alto e calibragem diferenciada para oferecer melhor desempenho.  

 

Existem tabelas que indicam a calibragem ideal, mas é importante que cada atleta faça uma avaliação pessoal para encontrar a pressão ideal para o seu caso. De qualquer forma, o tamanho do aro e do usuário da bike impactará na pressão necessária. Assim, para encontrar a calibragem do pneu é importante considerar o peso do atleta e realizar testes durante os percursos. Testar em terreno seco, por exemplo, é uma boa alternativa para encontrar a calibragem para outras ocasiões também.  

 

A tabela abaixo é divulgada pela Sense, marca de bike representada aqui na Giramondo. De acordo com a fabricante, a pressão deve seguir as seguintes características: 

Evite encher o pneu excessivamente 

Ao contrário do que era divulgado até há algum tempo, encher demais o pneu não resultará é uma bike mais rápida. Isso, na verdade, irá diminuir o conforto durante o pedal e a aderência no solo, tronando o passeio potencialmente mais perigoso. 

Quando o pneu está muito cheio, ele não é capaz de “ler” e se adaptar às necessidades do solo, fazendo com que se perca velocidade quando o pneu passa por buracos e demais irregularidades do terreno. 

Por fim, um pneu muito cheio fica mais duro e dificulta o controle. Por outro lado, um pneu muito vazio torna o pedal excessivamente difícil, diminuindo consideravelmente a performance.  

No fim das contas, é importante saber que a calibragem ideal não reside nos extremos, mas sim no meio-termo. Para evitar desconforto, acidentes, perda de velocidade e performance, siga sempre as orientações do fabricante ou do fornecedor. 

Na Giramondo, você encontra bikes de alta performance para todos os tipos de estradas e serviço de oficina para te ajudar a manter sua bicicleta sempre alinhada às suas necessidades e segurança.  

 

Agende uma visita pelo WhatsApp 011 99139 9291. 

 

COMPARTILHE ESTA POSTAGEM

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

CONFIRA TAMBÉM:

18/09/2023
Bicicleta Elétrica vs. Bicicleta Convencional: Qual é a Melhor Opção para o Seu Estilo de Vida?
11/11/2022
Qual a calibragem ideal para os pneus da bike de estrada?