Como escolher bicicleta infantil?

Andar de bicicleta é muito importante para o desenvolvimento físico das crianças. Em muitas famílias, é o primeiro contato dos filhos com o mundo esportivo, levando os pequenos a uma vida ativa e saudável. 

Os benefícios são inúmeros: além de proporcionar mais saúde e qualidade de vida, é a oportunidade perfeita para reunir a família e criar memórias nessa fase importante.  

Mas para garantir a segurança da criança, é importante saber escolher o modelo com as características certas. Confira as nossas dicas! 

Bicicleta infantil de equilíbrio 

As bicicletas de equilíbrio são aquelas que não têm pedal e nem rodinhas. Na verdade, elas contam com o quadro e as duas rodas para que os pequenos a “empurrem” com os pés. Elas são adequadas para crianças ainda pequenas, que estão desenvolvendo seu equilíbrio.  

Os principais critérios na escolha incluem a qualidade do material, o tamanho das rodas, do quadro e a altura da criança.  

O aro 12 é o menor aro. As bikes de equilíbrio desse tamanho podem ser usadas por crianças que estão aprendendo a andar, já que ajudam a aperfeiçoar a coordenação. 

Com exceção das bikes de equilíbrio, as bicicletas infantis tendem a ser bastante semelhantes – mas alguns fatores as diferenciam em termos de qualidade, durabilidade e até mesmo segurança. 

Tamanho do aro 

As bicicletas infantis têm diferentes tamanhos de aro. Eles devem ser escolhidos com base na estatura, peso e idade da criança. 

Os aros podem ser 12, 14, 16, 20, 24 e 26. À medida que a criança cresce, maior deve ser o tamanho do aro. A escolha deve ser baseada no cavalo (altura que corresponde do pé à virilha). 

Altura do selim

Selim é o nome “oficial” do assento. Ter a altura adequada é crucial para que a criança consiga pedalar adequadamente. 

Idealmente a criança deve ser capaz de apoiar os pés no chão quando sentada e esticar a perna quase que completamente ao pedalar.  

O selim não deve ser nem muito duro e nem muito macio, também nem muito estreito e nem muito largo, mas com comprimento suficiente para apoiar confortavelmente os ísquios. 

Tipo de freio 

Outro fator a ficar atento na hora da escolha é o freio – um sistema de freio de qualidade fará muita diferença na segurança dos passeios. 

Os sistemas V-Brake e a disco são opções seguras e indicadas para bicicletas infantis. Porém o modelo a disco é uma opção mais adequada para as crianças que já querem experimentar novas aventuras, afinal, ele tende a ter melhor performance em solos com barro, lama e água, por exemplo. 

Equipamento de segurança 

Quanto à segurança, os componentes da bike devem ser adequados às características da criança, mas é crucial também investir em equipamentos de segurança. Capacete, joelheira e cotoveleira devem compor o kit de segurança para manter a integridade dos pequenos, mesmo que acidentes aconteçam! 

Aqui na Giramondo você encontra bikes infantis para todas as idades e fases de desenvolvimento das crianças, além de acessórios de proteção.  

Conheça nossa loja ou chame nossos vendedores no WhatsApp 011 99139 9291. 

COMPARTILHE ESTA POSTAGEM

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

CONFIRA TAMBÉM:

11/11/2022
Qual a calibragem ideal para os pneus da bike de estrada?