Dicas para iniciantes no Mountain Bike

Os iniciantes no Mountain Bike certamente já se viram em dúvidas sobre qual bike escolher, como melhorar o desempenho ou o que pode ser aperfeiçoado na sua bicicleta.

Assim como qualquer novo adepto a um esporte ou modalidade, é natural que dúvidas surjam até que você ganhe mais experiência.

Compilamos abaixo 5 dicas para você que está começando esta prática esportiva e quer aproveitar o melhor no MBT. Confira!

Prepare o físico

Antes de tentar se aperfeiçoar em velocidade ou intensidade, é importante desenvolver um nível básico de condicionamento físico e resistência.

Andar/correr três ou quatro vezes por semana por uma a duas horas de cada vez também pode te ajudar na construção de um físico preparado para o MTB.

Se você é amador, um bom treino de HIIT (aeróbico de alta intensidade intervalado com descanso ativo) e um treino de pernas pode ser o pontapé inicial para começar a se preparar.

Certifique-se de garantir que seus exercícios sejam complementados com alimentos de alta qualidade: vegetais e frutas frescas, grãos integrais e alimentos minimamente processados – ter uma alimentação balanceada e nutritiva fará muita diferença no seu rendimento.

Esta combinação te ajudará a ganhar fôlego ao passo em que prepara a força muscular que você precisará – especialmente nas subidas!

Também é importante se hidratar com uma bebida eletrolítica durante o pedal.

Mantenha o impulso

Embora pareça contra-intuitivo, manter a velocidade – ou até mesmo acelerar – quando o terreno fica mais desafiador facilita o trajeto em trechos difíceis no percurso. E isso é fundamental para iniciantes no mountain bike!

Isso ocorre porque sua bicicleta tem tudo o que é preciso para seguir em frente: impulso.

Na hora de fazer curvas, tente entrar o mais aberto possível na quina (desde que não seja contramão). Isso o ajudará a ter mais estabilidade.

Se você estiver em alta velocidade e a curva for em uma descida, por exemplo, deixe para frear antes da curva, e jamais dentro dela. Use os dois freios para ter maior controle!

Olhe para a sua direção

Olhar diretamente para aquela pedra que você não quer bater quase garantirá que você vai bater nela. Chama-se “fixação de alvos”; sua bicicleta vai para onde seus olhos a estão direcionando.

Em vez disso, olhe além dos obstáculos para onde você realmente quer ir. Mantenha o queixo nivelado com o chão, olhos para frente, e tente olhar o mais longe possível na trilha, usando sua visão periférica para evitar e driblar obstáculos imediatamente à sua frente.

Descanse bem

A recuperação é tão importante quanto o treinamento – é quando seu corpo se reconstrói, e isso é importante para literalmente todo esporte que requer esforços físicos.

Certifique-se de tomar água suficiente para se hidratar ou bebidas que reponham os eletrólitos perdidos com o suor.

Incorpore pedais mais leves entre os mais pesados e de alta intensidade. Esses passeios menores ajudam a liberar o sangue através dos músculos fatigados e pode acelerar a recuperação.

Além disso, psicologicamente, é bom andar de bicicleta e saber que você não vai sofrer. Um passeio leve por semana é suficiente para um cross-training eficiente!

COMPARTILHE ESTA POSTAGEM

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

CONFIRA TAMBÉM:

18/09/2023
Bicicleta Elétrica vs. Bicicleta Convencional: Qual é a Melhor Opção para o Seu Estilo de Vida?
11/11/2022
Qual a calibragem ideal para os pneus da bike de estrada?