Saiba como regular marcha de bicicleta

como regular marcha de bicicleta

Todo ciclista deve dominar ao menos alguns conhecimentos mecânicos para que não “fique na mão” no meio do pedal. Saber quais parafusos apertar, o que regular, o que substituir e como fazer é importante para garantir que você tenha um bom desempenho e sua bike continue e proporcionar segurança.

Saber como regular marcha de bicicleta costuma ser uma dúvida comum, especialmente entre os novatos. Mas isso pode te ajudar muito no dia a dia.

Pensando nisso, preparamos um pequeno guia que irá ajudá-lo a cuidar melhor da sua bicicleta e te ajudará na hora que imprevistos surgirem. Confira!

Afinal, como regular marcha de bicicleta?

Se você está notando que a marcha está desregulada, não é preciso ficar preocupado. Na maioria das vezes, você mesmo pode resolver a questão.

As ferramentas normalmente utilizadas para esta finalidade incluem chave Phillips, chave Allen 5mm e chave de boca 9mm.

O primeiro passo é identificar o tipo de problema. Se você está tentando subir a marcha, mas ela não obedece, então pode ser sinal de que o cabo esteja com tensão frouxa.

Por outro lado, se você não consegue descer a marcha, a causa mais comum é que o cabo esteja excessivamente tensionado.

O primeiro caso é bastante simples de resolver: basta procurar o regulador do cabo ou, então, soltá-lo e puxar novamente até ficar tensionado.

Se o ocorrido for o segundo caso, você pode soltar o cabo até que a marcha desça.

Se nenhuma dessas ações funcionar, você pode tentar as seguintes abordagens:

Regular marcha pelos parafusos

A regulagem por meio dos parafusos traseiros é uma outra possibilidade. No câmbio traseiro da sua bike você encontrará um parafuso L e um H. O primeiro fica na parte superior e o segundo, na inferior.

Quando o parafuso L está solto, ele tende a cair dentro do cassete. Nesse caso, apertar o parafuso é suficiente para corrigir a situação.

Por outro lado, caso ele esteja muito apertado, então o câmbio encontrará dificuldade para subir à última marcha. Nesse caso, afrouxe um pouco o respectivo parafuso.

A mesma abordagem deve ser feita no parafuso H: verifique se ele não está excessivamente apertado ou frouxo e regule até que a corrente seja capaz de passar por todas as marchas.

Regular pela gancheira

Se, ao tentar as técnicas anteriores e não obter resultado, pode ser indicativo de que sua gancheira está com algum tipo de problema – quebrada ou torta.

Se este for o caso, você precisará de um alinhador de gancheira, uma ferramenta que irá alinhar a peça ao quadro.

No entanto, esta é uma ferramenta que costuma ser usada por profissionais, sobretudo por ser cara. Nesses casos, recomendamos que você procure uma oficina de confiança.

COMPARTILHE ESTA POSTAGEM

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

CONFIRA TAMBÉM:

18/09/2023
Bicicleta Elétrica vs. Bicicleta Convencional: Qual é a Melhor Opção para o Seu Estilo de Vida?
11/11/2022
Qual a calibragem ideal para os pneus da bike de estrada?