Todo ciclista deve dominar ao menos alguns conhecimentos mecânicos para que não “fique na mão” no meio do pedal. Saber quais parafusos apertar, o que regular, o que substituir e como fazer é importante para garantir que você tenha um bom desempenho e sua bike continue e proporcionar segurança.
Saber como regular marcha de bicicleta costuma ser uma dúvida comum, especialmente entre os novatos. Mas isso pode te ajudar muito no dia a dia.
Pensando nisso, preparamos um pequeno guia que irá ajudá-lo a cuidar melhor da sua bicicleta e te ajudará na hora que imprevistos surgirem. Confira!
Afinal, como regular marcha de bicicleta?
Se você está notando que a marcha está desregulada, não é preciso ficar preocupado. Na maioria das vezes, você mesmo pode resolver a questão.
As ferramentas normalmente utilizadas para esta finalidade incluem chave Phillips, chave Allen 5mm e chave de boca 9mm.
O primeiro passo é identificar o tipo de problema. Se você está tentando subir a marcha, mas ela não obedece, então pode ser sinal de que o cabo esteja com tensão frouxa.
Por outro lado, se você não consegue descer a marcha, a causa mais comum é que o cabo esteja excessivamente tensionado.
O primeiro caso é bastante simples de resolver: basta procurar o regulador do cabo ou, então, soltá-lo e puxar novamente até ficar tensionado.
Se o ocorrido for o segundo caso, você pode soltar o cabo até que a marcha desça.
Se nenhuma dessas ações funcionar, você pode tentar as seguintes abordagens:
Regular marcha pelos parafusos
A regulagem por meio dos parafusos traseiros é uma outra possibilidade. No câmbio traseiro da sua bike você encontrará um parafuso L e um H. O primeiro fica na parte superior e o segundo, na inferior.
Quando o parafuso L está solto, ele tende a cair dentro do cassete. Nesse caso, apertar o parafuso é suficiente para corrigir a situação.
Por outro lado, caso ele esteja muito apertado, então o câmbio encontrará dificuldade para subir à última marcha. Nesse caso, afrouxe um pouco o respectivo parafuso.
A mesma abordagem deve ser feita no parafuso H: verifique se ele não está excessivamente apertado ou frouxo e regule até que a corrente seja capaz de passar por todas as marchas.
Regular pela gancheira
Se, ao tentar as técnicas anteriores e não obter resultado, pode ser indicativo de que sua gancheira está com algum tipo de problema – quebrada ou torta.
Se este for o caso, você precisará de um alinhador de gancheira, uma ferramenta que irá alinhar a peça ao quadro.
No entanto, esta é uma ferramenta que costuma ser usada por profissionais, sobretudo por ser cara. Nesses casos, recomendamos que você procure uma oficina de confiança.