Quais são os componentes de uma bicicleta?

componentes de uma bicicleta

Você sabe quais são os componentes de uma bicicleta? E que, muitas vezes, eles podem ser substituídos quando desgastados ou até mesmo para ajustar sua bike para atender melhor às suas necessidades?

Se você está começando neste universo ou se já é adepto, mas quer saber mais a respeito da estrutura das bicicletas, continue lendo e tire as suas dúvidas!

Componentes de uma bicicleta:

1.    Quadro

Em termos de estrutura, o quadro é um dos principais componentes, pois ele é responsável por dar forma à bike e unir os demais elementos.

Ele é composto por um triângulo maior e principal e dois outros triângulos menores que seguram a roda traseira.

O selim (banco) também é encaixado aqui, assim como a roda frontal e o guidão. Você pode encontrar o quadro também chamado como cano.

Alumínio, aço e fibra de carbono são os materiais mais comumente utilizados para a fabricação do quadro.

2.    Guidão e manopla

O guidão fica situado na parte frontal superior da bicicleta. É ele que irá direcionar o caminho da bicicleta.

Nas extremidades do guidão, temos as manoplas, que geralmente são de borracha para dar conforto às mãos – já que é onde o ciclista deve segurar para conduzir a bike.

3.    Suspensão dianteira

Também conhecida como “garfo”, a suspensão dianteira é o que irá proporcionar o suporte ao encaixe da roda dianteira.

Vale ressaltar que nem todo garfo conta com suspensão. Nesses casos, eles são chamados de garfos rígidos.

Já as versões com suspensão são mais valorizadas pelos ciclistas, especialmente por minimizar os choques mecânicos durante o trajeto em locais acidentados – especialmente útil no MTB, uma vez que o chão tende a ser irregular e ter pedras no caminho.

4.    Freios

Igualmente importante para o desempenho e segurança, os freios são partes cruciais de qualquer bicicleta – independentemente do tipo.

Hoje em dia existem tecnologias modernas que garantem mais potência e menor delay na frenagem. As opções de freios de bicicleta disponíveis hoje em dia incluem:

– Hidráulico (mais pesados e potentes, mas exige mais atenção à manutenção);

– Cantiléver (sistema que funciona com o acionamento do manete, que puxa os cabos e projeta as sapatas contra a lateral do aro);

– Freio a disco (são fixados na suspensão e no quadro, têm alto poder de frenagem);

– V-Brake (similar ao cantiléver, mas funciona de forma mais direta e eficiente).

5.    Selim

Você provavelmente ouvirá bastante este nome. O selim é o banco ou assento da sua bike. Juntamente com a manopla e o pedal, é uma parte da tríade de itens que ficam em contato direto com o ciclista.

O seu nome é diminutivo de sela, já que ele desempenha a mesma função da sela colocada em cavalos, sendo o ponto de contato entre o ciclista e a bike.

Para que ele seja confortável, é ideal que tenha a mesma medida dos seus ísquios.

6.    Corrente e cassete

As peças dentadas (catracas) da bicicleta compõem o cassete. É por aqui que a corrente irá passar para proporcionar o movimento mecânico da bicicleta ao ser pedalada.

A corrente, por sua vez, auxilia na transferência de potência colocada nos pedais e então transferida ao cassete. A corrente deve ser lubrificada regularmente para que possa deslizar sem atritos e evitar ferrugem.

COMPARTILHE ESTA POSTAGEM

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

CONFIRA TAMBÉM:

18/09/2023
Bicicleta Elétrica vs. Bicicleta Convencional: Qual é a Melhor Opção para o Seu Estilo de Vida?
11/11/2022
Qual a calibragem ideal para os pneus da bike de estrada?