Como saber o tamanho do quadro da bike?

tamanho do quadro da bike

Saber o tamanho do quadro da bike é um fator altamente relevante na hora de fazer uma compra assertiva, já que isso impactará diretamente no seu conforto, desempenho e até mesmo segurança.

O quadro é a principal estrutura metálica da bicicleta, que “une” todos os outros elementos e dá forma e é formado por triângulos – um principal e dois traseiros que acomodam a roda traseira.

É importante considerar que ao escolher o tamanho do quadro da sua bicicleta, não se deve levar em conta apenas a questão estética, uma vez que essa medida será responsável por proporcionar maior ou menor conforto.

Assim, as medidas adequadas à sua estatura e demais características físicas ajudarão a evitar dores nas articulações (sobretudo nos joelhos), além da lombar e cervical.

Por outro lado, muitas pessoas não sabem exatamente como medir o quadro e um dos fatores a se considerar é que essas medidas variam de acordo com o tipo de bike. Isso quer dizer que o tamanho do quadro de uma bicicleta speed não será o mesmo de uma mountain bike.

Afinal, como medir o quadro da bike?

Antes de qualquer coisa é importante saber que muitos quadros já vêm com as especificações de tamanho em forma de adesivos pequenos. Caso não haja essas especificações, você pode medir por conta própria.

Para isso, com uma fita métrica, você deverá medir a distância entre o centro do quadro até o suporte para os pedais. Mas é importante considerar que há diferenças ao medir uma bike speed e uma MTB.

As bicicletas para Mountain Bike são medidas em polegadas e devem ser tomadas até a parte externa do tubo.

Por outro lado, nas bicicletas de asfalto, conhecidas como Speed, a medida deve ser tomada respeitando o limite da parte interna do quadro. Além disso, aqui, a medição ocorre em centímetros.

Como identificar o tamanho ideal de quadro?

Algumas pessoas acreditam que o ponto de partida para descobrir o tamanho do quadro ideal para cada ciclista é a sua estatura. Isso, na verdade, é um engano, já que o principal fator a se considerar é, na verdade, o tamanho do cavalo.

Embora este termo seja desconhecido para alguns, não é difícil entendê-lo: nada mais é do que as medidas das pernas de cada pessoa, em posição estendida e levemente afastadas uma da outra.

Desse modo, a medida da virilha até o chão é o que identificamos como o tamanho do cavalo.

Após realizar essa medição, pode-se seguir uma equação simples, desenvolvida por Wilfried Hüggi, um engenheiro suíço. Basta multiplicar a medida do cavalo do ciclista por 0,65. Você então chegará à medida ideal de quadro para uma bike Speed.

Em relação à MTB, a conta também muda um pouco. Converta a medida do seu cavalo em polegadas (para isso, basta dividir o valor total em centímetros por 2,4 e você terá o resultado em polegadas). Em seguida, subtraia 14 e então você identificará o tamanho de quadro adequado.

COMPARTILHE ESTA POSTAGEM

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

CONFIRA TAMBÉM:

18/09/2023
Bicicleta Elétrica vs. Bicicleta Convencional: Qual é a Melhor Opção para o Seu Estilo de Vida?
11/11/2022
Qual a calibragem ideal para os pneus da bike de estrada?