Como escolher roupa de ciclismo? Confira dicas!

roupa de ciclismo

Roupa de ciclismo é uma parte importante na hora de garantir itens que te ajudarão nos pedais.

Para um amador, é comum começar com o que tem em casa. No entanto, à medida que os ciclistas avançam, sentem novas necessidades – e as roupas certas fazem parte, afinal, com o ajuste certo, elas proporcionam melhor mobilidade e desempenho (já que são leves e “compactam” o corpo), além de garantir também mais segurança.

Camisas de ciclismo

De modo geral, as camisas de ciclismo são fabricadas em tecidos sintéticos justos que se adaptam ao corpo e permitem a respiração da pele (aqui, a qualidade do tecido pode fazer toda a diferença).

Elas costumam ter zíper frontal completo ou 3/4. As versões com zíper completo são mais fáceis de tirar.

Além disso, muitos modelos têm bolsos nas costas, que permitem guardar alguns itens essenciais, como bombas de pneu, celular e afins.

Para pedalar em temperaturas e locais mais quentes, dê prioridade a tecidos que permitam ventilação, garantindo que o ar passe livremente e não superaqueça seu corpo – isso impactará o seu bem-estar e seu desempenho.

Bretelle

O bretelle é uma peça caracterizada pelo short (ou, em alguns casos, calça) unido a uma espécie de suspensório em tecido fino.

O ideal é que o short não seja tão curto e seja capaz de abranger pelo menos até metade da coxa, evitando o atrito direto da pele com a bike.

A maioria dos bretelles têm acolchoamento para garantir mais conforto durante os pedais e amortecer o impacto entre o glúteo e o selim.

O chamois (nome da almofada integrada ao bretelle) é tão importante quanto a regulagem correta do selim para gerar mais conforto durante os pedais.

Bermuda

Embora o bretelle ofereça mais segurança por ter as alças que prendem o cós do short, a bermuda também tem suas vantagens.

Especialmente para mulheres pode ser mais vantajoso, já que durante uma parada, para tirar a bermuda, não é necessário tirar a blusa (ao contrário do bretelle).

Mas sssim como o bretelle, você pode encontrar bermudas acolchoadas com espuma ou gel para absorver o impacto e proporcionar conforto.

Sapatilha

Sim, nós sabemos que a sapatilha não é uma roupa – mas é uma parte importante na vestimenta dos atletas. Isso porque ela te manterá mais seguro por “prender” o pé ao pedal.

Para quem ainda é amador, os primeiros usos podem gerar um pouco de confusão, mas a adaptação é bastante rápida, assim como o ganho de performance.

Além disso, a sapatilha é um produto fabricado especificamente para o pedal. Por isso, suas características acompanham a busca por um bom desempenho, como a sola rígida, interior acolchoado e cabedal resistente.

Ao escolher roupas para ciclismo, tenha certeza de que está investido em peças de qualidade e siga as instruções de lavagem e limpeza adequadas – isso garantirá maior longevidade!

COMPARTILHE ESTA POSTAGEM

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

CONFIRA TAMBÉM:

18/09/2023
Bicicleta Elétrica vs. Bicicleta Convencional: Qual é a Melhor Opção para o Seu Estilo de Vida?
11/11/2022
Qual a calibragem ideal para os pneus da bike de estrada?