3 dicas para evitar ferrugem na bicicleta

evitar ferrugem na bicicleta

Você sabe como evitar ferrugem na bicicleta?

A bike de um ciclista é um de seus itens mais valiosos. Sair para um pedal, poder esquecer das obrigações do dia a dia, mesmo que por algumas horas, pode ser revigorante e melhorar consideravelmente a qualidade de vida.

Mas para manter a performance e segurança de uma bicicleta, é importante adotar alguns cuidados e garantir que a manutenção esteja em dia. Além disso, com os cuidados adequados, você evita que a bike desvalorize com o passar do tempo.

A ferrugem é uma característica natural de alguns metais quando são expostos a certas condições físicas, químicas e climáticas.

A boa notícia é que com os cuidados certos, você consegue evitar a corrosão e preservar a estrutura da sua bicicleta.

Afinal, como evitar ferrugem na bicicleta?

Essas dicas são simples de serem adotadas e você pode implementá-las imediatamente. Veja como preservar sua bike e fazer com que ela tenha uma ótima vida útil!

Lave regularmente e seque logo em seguida

Sim, lavar a sua bike é importante para remover o acúmulo de detritos. Especialmente para os adeptos de MTB, a terra que fica presa na roda, no quadro e na catraca, por exemplo, pode travar o seu desempenho futuro se não for eliminada após cada pedal.

Além disso, o suor pode corroer o revestimento do seu quadro, enquanto a sujeira pode danificar seu sistema de transmissão e suspensão.

Mas a água e a umidade podem levar à corrosão se a bike não for seca após a lavagem.

Desse modo, a nossa dica é utilizar um pano de microfibra ou algum pano macio para secar a sua bicicleta após cada lavagem, evitando assim que ela seque ao ar livre e seja exposta às condições climáticas que podem corroer os metais.

Mantenha a lubrificação em dia

Ferrugem ou corrosão não podem se desenvolver em uma superfície lubrificada.

Os lubrificantes não apenas mantêm sua bicicleta funcionando sem problemas, mas também a protegem das adversidades climáticas. Se você passar por um pedal na chuva ou no clima úmido, por exemplo, a lubrificação vai te ajudar a preservar as peças!

Para isso, é essencial aplicar lubrificante regularmente em todas as buchas e rolamentos. Também verifique regularmente estas peças quanto a sinais de ferrugem ou corrosão, que indiquem falta de lubrificante.

O produto também deve ser aplicado na corrente sempre depois de lavar a bicicleta.

Guarde sua bike sempre em locais cobertos

Deixar sua bicicleta do lado de fora o tempo todo aumentará as chances de ela enferrujar, pois, como mencionado, as condições climáticas podem fazer isso.

Idealmente, todos gostaríamos de poder guardar as bicicletas dentro de casa quando não estiverem em uso, mas sabemos que isso não é uma opção para todos.

Se você mora em uma área que chove ou tem umidade, há uma boa chance de que sua bicicleta comece a enferrujar precocemente se armazenada do lado de fora.

A ferrugem pode fazer com que as peças emperrem e as engrenagens e a corrente não fiquem tão lisas. Se o quadro começar a enferrujar, por sua vez, perderá sua resistência estrutural.

Se guardar a bicicleta dentro de casa ou em local coberto não é uma opção, cobrir com uma capa própria pode ser a saída mais estratégica.

Como um bônus, a capa também pode manter sua bike protegida do sol, o que pode fazer com que a coloração das bicicletas desbote e quaisquer peças de plástico fiquem quebradiças.

A Giramondo tem oficina certificada e conta com profissionais aptos para realizar manutenção em vários níveis que garantem a a sua segurança e aumentam a vida útil dos componentes da sua bike.

Agende já a sua revisão pelo WhatsApp 011 99139 9291

COMPARTILHE ESTA POSTAGEM

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

CONFIRA TAMBÉM:

18/09/2023
Bicicleta Elétrica vs. Bicicleta Convencional: Qual é a Melhor Opção para o Seu Estilo de Vida?
11/11/2022
Qual a calibragem ideal para os pneus da bike de estrada?