Que tipo de bike comprar? Tire as suas dúvidas sobre cada modelo!

que tipo de bike comprar

Se você está começando no ciclismo, certamente já se perguntou que tipo de bike comprar, não é mesmo?

Isso porque, hoje em dia, há no mercado uma infinidade de opções e modelos, com mais uma infinidade de possibilidades de adaptação, para que a bicicleta atenda às suas necessidades de forma eficaz e personalizada.

Mas não foi sempre assim! Cerca de um século atrás, havia um tipo básico de bicicleta: quadro, duas rodas, pneus estreitos, freios de aro, selim e guidão.

Hoje em dia, existem freios a disco, pneus com cravos, quadros dobráveis ​​e até garfos e suspensão. Novas tecnologias surgem frequentemente e isso oferece aos consumidores muitas opções, mas também pode deixá-los confusos a respeito de qual modelo escolher.

Compilamos abaixo dicas pertinentes sobre como escolher sua bike. Confira!

Afinal, que tipo de bike comprar?

Para escolher o modelo ideal, o primeiro passo é conhecer quais estão disponíveis e, então, considerar os seus objetivos (onde irá pedalar com mais frequência, se haverá muitas subidas, tipo do solo, entre outros fatores que impactarão na escolha).

Os principais tipos de bicicleta incluem:

Mountain bike

As bicicletas mountain bike normalmente são fabricadas com excelentes sistemas de frenagem e recursos de absorção de impacto (amortecimento) que podem lidar facilmente com solavancos graves, pedras, trilhas de terra, raízes e depressões no solo, além de terrenos íngremes.

Vale ressaltar que elas geralmente têm pneus com cravos cujo aro pode variar de 26 a 29 polegadas de largura, que os fazem funcionar incrivelmente bem sobre obstáculos e em terra solta.

As mountain bikes também contam com componentes e quadros robustos, guidão plano e suspensão para ajudar os ciclistas a andar sobre superfícies rochosas.

Speed

O modelo speed, também conhecido como bicicleta de estrada,é ideal para a prática de ciclismo em asfalto. Suas principais características incluem guidão rebaixado ou virado para baixo e pneus finos.

O guidão curvo para baixo geralmente é super leve, o que ajuda a colocá-lo em uma posição aerodinâmica. Já o quadro leve torna este tipo de bicicleta particularmente bom para vários usos sob pavimento, seja para corridas, passeios, treinos, transporte diário e passeios de longa distância.

Os pneus grandes e finos permitem que você ande com a bicicleta por vários terrenos com pouco ou nenhum esforço.

Suas características e o seu nome denunciam: trata-se de uma opção para quem valoriza velocidade e deseja obter um bom desempenho no asfalto.

Esta não é uma opção adequada para estrada de chão e locais com muitos obstáculos, já que o pneu fino e sua leveza podem deixá-lo instável.

Bicicleta de passeio

As bicicletas de passeio são semelhantes às bicicletas speed, exceto em relação a alguns ajustes e mudanças que as tornam perfeitas para passeios de longa distância.

Normalmente elas contam com vários pontos de fixação com a ajuda dos quais você pode prender itens como luzes, cestas, garrafas de água e muito mais.

Eles também contêm estruturas super resistentes que permitem transportar cargas pesadas nas estruturas dianteiras e/ou traseiras.

Muitas bikes de passeio vêm com uma distância entre eixos mais longa, que é especialmente projetada para fornecer mais controle ao piloto, devido ao seu centro de gravidade mais baixo.

Além disso, a maioria das bicicletas de passeio também conta com freios a disco que fornecem maior poder de frenagem, principalmente em superfícies não pavimentadas.

Como escolher a bicicleta ideal?

O processo de compra de bicicletas pode ser resumido em três etapas básicas: 

1. Descubra o seu tipo de bicicleta: A bicicleta certa para você dependerá de onde e como você planeja pedalar. Nos tópicos acima você pode encontrar informações mais detalhadas sobre cada uma delas.

2. Considere o desempenho e o custo: Bicicletas dentro de uma determinada categoria e faixa de preço geralmente têm tipos semelhantes de componentes. Mas espere pagar mais por componentes de alto desempenho ou materiais de estrutura, como carbono.

3. Certifique-se de que sua bicicleta é adequada à sua estatura e ergonomia: As bicicletas vêm em uma variedade de tamanhos, então comece encontrando o tamanho certo do quadro com base na sua altura. Na Giramondo, os vendedores o ajudarão a identificar qual o melhor aro para você, além de dar sugestões de bikes de acordo com os seus objetivos!

COMPARTILHE ESTA POSTAGEM

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

CONFIRA TAMBÉM:

18/09/2023
Bicicleta Elétrica vs. Bicicleta Convencional: Qual é a Melhor Opção para o Seu Estilo de Vida?
11/11/2022
Qual a calibragem ideal para os pneus da bike de estrada?