Conheça os acessórios para ciclismo que são indispensáveis

acessórios para ciclismo

Os acessórios para ciclismo são partes fundamentais dessa prática esportiva, afinal, garantirão não apenas um bom desempenho como a segurança e integridade do ciclista e, muitas vezes, de sua bike.

Lançar mão de um bom kit de acessórios é fundamental para estar devidamente protegido.

Não se trata de uma recomendação apenas para principiantes e/ou amadores, mas sim para todos os praticantes de ciclismo, independentemente de quanta experiência se tenha.

Mas afinal, o que não pode faltar em um kit de acessórios para ciclismo? Confira as nossas dicas!

Capacete: um dos principais acessórios para ciclismo

Os acessórios para ciclismo que apresentamos a seguir são essenciais. Mas este é absolutamente inegociável.

Mesmo que andar de bicicleta sem capacete seja “normal” entre seu grupo, é sua responsabilidade proteger-se. Mesmo ciclistas mais experientes acabam sofrendo quedas vez ou outra.

Sem mencionar que você não pode controlar as escolhas feitas por motoristas, pedestres e animais que você encontra em seu caminho, podendo resultar acidentes perigosos, que podem ser minimizados com o uso adequado dos capacetes.

Ao escolher um, certifique-se de combinar o capacete com o tamanho da sua cabeça e seu estilo de pilotagem.

Capacetes de bicicleta recreativa podem ser uma opção acessível para ciclistas casuais.

Os capacetes de mountain bike oferecem ótima ventilação e cobertura de cabeça traseira para mantê-lo seguro em uma queda para trás, por exemplo. Já os capacetes para speed são leves, aerodinâmicos e bem ventilados para pedais rápidos.

Luvas

As luvas se qualificam como acessórios de bicicleta obrigatórios por vários motivos.

Em primeiro lugar, protegem as suas mãos em caso de acidente. Em segundo lugar, eles evitam fricção e bolhas. Além disso, há muitos tipos de luvas.

O terceiro benefício menos conhecido é que as luvas de ciclismo protegem o nervo ulnar. Este nervo passa pela palma da sua mão.

Desse modo, quando você coloca pressão contínua nesse nervo, pode sentir dor ou dormência no dedo mindinho, no dedo anelar ou em toda a mão. As luvas de ciclismo vêm com palmas acolchoadas para evitar esses problemas.

Bretelle

O bretelle são shorts ou calças ajustados ao corpo que contam com “suspensórios”. Eles são projetados para se mover com você, para que você não lide com atrito e fricção após quilômetros de exercícios repetitivos. A grande maioria conta com uma parte almofadada para que o impacto do selim não cause tanto desconforto.

Luzes e refletores

Quaisquer que sejam as opções que você escolher – de refletores de raios de pneus a tiras de pedais e luzes traseiras de LED – certifique-se de estar de acordo com as leis de trânsito que abrangem os ciclistas.

Recomenda-se que na parte traseira haja luz intermitente vermelha, enquanto na frente a recomendação é pela cor branca. Somado aos refletores nos aros e pedais, você terá um vista light completo.

Fato é que você poderá encontrar mais uma série de itens para tornar a experiência do pedal ainda mais interessante e personalizada às suas necessidades. Estes são apenas o essencial.

Não se esqueça de fazer manutenção e verificar os pneus frequentemente.

COMPARTILHE ESTA POSTAGEM

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

CONFIRA TAMBÉM:

18/09/2023
Bicicleta Elétrica vs. Bicicleta Convencional: Qual é a Melhor Opção para o Seu Estilo de Vida?
11/11/2022
Qual a calibragem ideal para os pneus da bike de estrada?