Aço, carbono ou alumínio? Conheça as características de cada quadro de bicicleta

Na hora de comprar uma bike, o material do quadro é um importante fator a se considerar.

Aço, carbono ou alumínio, qual a melhor opção?

A resposta para esta pergunta dependerá de uma série de fatores. Isso porque os diferentes metais impactarão no peso da bicicleta, no seu desempenho e no preço final.

Para escolher o material adequado, é importante conhecer um pouco mais detalhadamente sobre cada um deles. Além disso, haverá outras características que deverão basear sua decisão.

Tire as suas dúvidas:

Características do quadro de alumínio

Muitas vezes você verá quadros de alumínio referidos como “liga”. Isso porque o alumínio puro seria muito macio para formar um quadro de bicicleta, então é misturado com outros elementos para alterar suas propriedades físicas.

Na verdade, todos os quadros de bicicleta de metal são feitos de ligas pelo mesmo motivo. O aço é em si uma liga de ferro, e o titânio é predominantemente ligado com alumínio e vanádio.

Quando se trata de quadros de alumínio, números como 6061 e 7005 – as duas ligas de alumínio mais usadas – são um código para os aditivos (principalmente silício e magnésio) que são misturados ao alumínio para formar cada liga. Cada ‘receita’ tem propriedades levemente diferentes.

O alumínio é o material usado para a maioria dos quadros de bicicleta mais baratos, mas ainda é uma escolha popular para alguns quadros mais caros e focados no desempenho, tanto na estrada quanto, em particular, para mountain bikes.

Embora as propriedades exatas de um quadro de liga de alumínio variem de uma bicicleta para outra, normalmente é relativamente leve, com alto nível de rigidez, robusto e cerca de um quinto do preço da fibra de carbono.

Vale considerar, ainda, que o alumínio é muito menos denso que o aço. Como resultado, uma estrutura de alumínio pode ser feita com tubos superdimensionados para obter um alto nível de rigidez, com paredes mais espessas, mas ainda assim leve.

Características do quadro de aço

O aço foi a base da construção de quadros por cerca de 100 anos, mesmo em nível profissional, até meados da década de 1990, quando os quadros de liga de alumínio começaram a dominar.

A maioria das bicicletas de aço voltadas para o desempenho são feitas de aço cromoly, uma opção de alta resistência.

No entanto, os aços inoxidáveis ​​também são uma opção. Em média, eles são mais fracos do que os aços cromoly, embora aços inoxidáveis ​​especializados tenham sido desenvolvidos para a fabricação de bicicletas, podendo ser tão ou mais fortes que o cromoly.

As principais desvantagens do aço são seu peso e custo. É mais pesado que o alumínio e mais caro de fabricar em grande escala, garantindo que o alumínio continue sendo a opção preferida para a maioria dos quadros de bicicleta.

No entanto, embora o aço seja muito mais denso (e mais pesado) que o alumínio, também é mais forte e durável. Isso significa que as montadoras podem usar tubos de menor diâmetro e paredes mais finas e manter o nível de rigidez necessário.

Características do quadro de fibra de carbono

A fibra de carbono é um material altamente adaptável que pode ser moldado e ajustado para requisitos precisos, equilibrando rigidez, conforto e desempenho aerodinâmico.

No entanto, quadros de bicicleta de fibra de carbono tendem a ser mais caros.

Um quadro de bicicleta de carbono é feito de camadas de fibra de carbono (fibras tecidas em folhas) embutidas em uma matriz de resina epóxi. As fibras de carbono dão força, a resina a mantém unida.

Uma diferença fundamental entre a fibra de carbono e todos os metais é que a natureza composta da fibra de carbono a torna anisotrópica, o que significa que suas propriedades físicas são diferentes em diferentes direções.

Um exemplo de um material anisotrópico é um pedaço de madeira; você pode facilmente dividi-lo no sentido do comprimento, mas é muito mais difícil quebrá-lo ao longo da fibra.

É o mesmo com a fibra de carbono, o que significa que o layout das diferentes peças é crucial para o desempenho do quadro e sua resistência.

Às vezes, você também encontrará outros materiais incorporados aos quadros de carbono. Um exemplo é a tecnologia Countervail da Bianchi, usada em muitos de seus quadros, que integra uma camada de material viscoelástico na composição do quadro, que ajudará no amortecimento!

COMPARTILHE ESTA POSTAGEM

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

CONFIRA TAMBÉM:

18/09/2023
Bicicleta Elétrica vs. Bicicleta Convencional: Qual é a Melhor Opção para o Seu Estilo de Vida?
11/11/2022
Qual a calibragem ideal para os pneus da bike de estrada?